quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A newsletter é uma das melhores maneiras de manter contato com o seu público. Ela serve não só para impulsionar vendas, mas também para fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da sua marca.


Defina claramente o seu objetivo
Cada newsletter deve servir a um propósito claro. Defina que propósito é este antes mesmo de começar a digitar o texto. Alguns dos usos mais comuns:
  • Oferecer uma promoção ou desconto;
  • Comunicar sobre mudanças ou notícias;
  • Educar o leitor sobre determinado tópico;
  • Trazer consumidores ausentes de volta.
Ao tentar condensar todas estas possibilidades em um email, o único resultado possível é que nenhuma das mensagens fica clara. Ou a newsletter ficará muito longa, desencorajando o leitor a ir até o final, ou sobra pouco espaço para cada chamada.
Segmente seu público
Cada um de seus consumidores têm suas características e hábitos próprios. Use os dados que você possui sobre o comportamento de compra de cada um para agrupá-los por semelhança e crie newsletters específicas para cada grupo.
Imagine que sua loja vende artigos esportivos. Faz sentido oferecer descontos em bolas de vôlei para os consumidores que, em um longo histórico de compras, só adquirem artigos de futebol? E enviar uma mensagem convidando para retornar à sua loja um consumidor que fechou uma compra ontem e nem recebeu a mercadoria ainda?
Mensagens segmentadas possuem um impacto maior, melhores taxas de retorno e evitam que clientes queiram sair da sua newsletter por receberem conteúdo irrelevante a eles.
Seja breve
As pessoas recebem muitos emails todos os dias. Ninguém quer ficar 10, 15 minutos lendo o informativo da sua loja, por melhor que ele seja. Provavelmente há outros emails esperando para serem lidos, que são mais importantes para o cliente que o seu.
Isto não quer dizer que suas newsletters não podem abordar assuntos mais complexos, ou tópicos com maior riqueza de detalhes. Mas nestes casos, a newsletter deve conter apenas um resumo ou introdução do assunto, com um link para o texto completo na sua página. Desta forma a pessoa pode processar logo a sua mensagem, seguir com a leitura dos seus emails e voltar ao seu texto depois.
Jamais desconsidere celulares e tablets
A cada dia mais pessoas acessam seus emails de dispositivos móveis. Muitas vezes enquanto em trânsito, no ônibus ou metrô. Sua newsletter deve ser acessível a estas pessoas.
Lembre-se que este público conta com conexões menos velozes, nas redes EDGE e 3G, além de planos limitados de dados. Mensagens com muitas imagens e anexos certamente serão deletadas sem ler.
Outro fator importante é que eles estão em aparelhos com telas menores e de proporções diferentes daquelas dos notebooks e PCs. Utilize os princípios do design responsivo para garantir que sua newsletter será legível nestas condições.
Não apareça sem ser convidado
Não envie sua newsletter a nenhum usuário que não tenha manifestado expressamente o desejo de recebê-la, através de uma caixa de coleta de emails ou checkbox. Suas mensagens serão deletadas ou marcadas como SPAM, prejudicando suas campanhas e manchando a reputação do seu negócio. Ofereça em todas as mensagens um link para parar de receber as mensagens e honre o compromisso de cessar o envio caso o usuário faça este pedido.
Entre os que continuam querendo receber suas notícias, cuidado com a frequência de envio. Dificilmente alguém ficará feliz de receber emails seus todos os dias. Faça envios periódicos, em frequência regular e só fuja deste cronograma em situações muito especiais.
Estes cuidados vão te colocar no rumo para criar uma newsletter campeã, que vai ajudar seu negócio a ir cada vez mais longe!

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